domingo, 2 de setembro de 2012

Caminhos tortuosos - Eclesiastes 9



...anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas” (Ec. 12.9).

 Depois de declarar que “tudo é vaidade e correr atrás do vento” e após falar sobre o “alegrar-se na juventude”, Salomão nos mostra que é possível escolher seguir nosso próprio coração, contudo, existe uma ressalva feita  pelo profeta Jeremias, que é por demais pertinente: o coração humano (mesmo o coração do eleito de Deus)  é enganoso e tem a capacidade de transformar dádivas divinas, como o amor, em pecado (exemplo disso é o amor idólatra). Na realidade, nunca nosso coração tomado apenas de auto convicção nos levará para os melhores caminhos. A prova disso é que na, sequência, ele nos adverte para o fato de que um dia daremos conta das nossas escolhas ao Senhor. Nosso coração é enganoso e desesperadamente corrupto (Jr.17.9).

É necessário provarmos cada dia mais do “manjar” da dependência divina. Tudo quanto fazemos, escolhemos e desejamos deve ser imediatamente submetido a Deus em oração e contrição sincera em sua Palavra.

Se preferirmos “ouvir nosso coração” e não a voz do Espírito falando através da Bíblia ao nosso coração, estaremos com certeza desprovidos de abrigo e vulneráveis a toda sorte de consequências que nossas decisões tragam.

Que o Senhor nos abençoe a fim de sermos guiados pelo Espírito Santo de Deus, e não por nós mesmos!

Allan Anthony

Nenhum comentário:

Postar um comentário