Tanto em seu “De Civili Domino” como no
trabalho intitulado “ Determinatio Quaedam de Dominio”, Wycliffe explica que a
igreja não deve se ocupar dos bens temporais e dessa maneira, como não poderia
ser diferente, a nobreza inglesa deu excelente acolhida a esse ensinamento, enquanto o clero
privilegiado dava mostras crescentes de hostilidade.
Até aqui não havia um ataque direto
ao sistema doutrinário da igreja romana, contudo, em 1377 o Arcebispo de
Sudbury ordenou que Wycliffe se apresentasse diante do bispo de Londres para
prestar esclarecimentos. O reformador se apresentou juntamente com seu protetor
o Duque de Lancaster, Lord Percy, Marechal da Inglaterra, e quatro doutores, antes
mesmo que Wycliffe abrisse a boca uma terrível discussão foi iniciada entre seus protetores e o bispo
Courtenay fazendo com que a reunião
terminasse de forma tumultuada antes mesmo de começar.
Em Maio do mesmo ano, o papa Gregório
XI expediu para as altas instancias da
hierarquia inglesa, uma bula que
condenava 18 conclusões do tratado “ De Civili Dominio”. Segundo as
determinações dessa bula a universidade de Oxford deveria enviar urgentemente
Wycliffe perante os dois grande
prelados, Sudbury e Courtnay, que depois de examinar a veracidade das acusações deveriam informar Roma.
Na
verdade tudo era uma grande cilada para que Wycliffe terminasse preso, porém,
nada disso aconteceu devido a inúmeras circunstancias: O Rei morreu no final de
junho, os bispos demoraram para reagir e por fim, a universidade se negou a
reconhecer o direito do Papa de ordenar a prisão de Wycliffe dentro da
Inglaterra.
Tradução livre feita por Allan Anthony da obra de Ricarno Cerni " Historia Del Protestantismo"- El estandarte de la verdad"
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