sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A Escatologia no Antigo Testamento – A vinda do Messias



Uma das disciplinas mais consoladoras para o cristão é sem dúvida alguma a Escatologia. Para alguns o nome pode parecer um tanto quanto estranho e até mesmo soar de maneira estranha, mas a estranheza reside apenas no nome, uma vez mais que o significado em si não é de maneira alguma desconhecido pela Igreja.

A Palavra Escatologia  tem origem em duas palavras do grego antigo,  (εσχατος,” eschatós”, "último", mais o sufixo –logia - Lógica), e pode ser traduzida de maneira mais simples como” Lógica das últimas coisas”, ou ainda como, “ Doutrina das Últimas coisas”,  refere-se  portanto aos eventos que  ainda virão a acontecer, diretamente ligados  ao individuo e também ao mundo, por exemplo, morte física,  imortalidade, volta de Cristo, ressurreição geral, juízo final e etc.  

Não é raro associarmos os temas relacionados acima unicamente com o novo testamento e quando muito com algumas passagens de Daniel, porém a verdade é que toda a Bíblia é orientada escatologicamente, quero dizer, toda a bíblia e consequentemente todo o Cristianismo é escatologia,  é esperança, é andar e olhar para  nosso alvo maior.

É bem verdade que em todo o antigo Testamento não encontramos quase nada acerca do que denominamos como “Escatologia Futura”, (aqui se faz necessário um parêntesis para dizer que existem duas grandes divisões dentro da Escatologia Cristã Reformada, a saber: A” Escatologia Inaugurada” e a” escatologia  futura”).

 Entende-se como Escatologia Inaugurada, o período Escatológico iniciado com a vinda de Cristo, sua Morte e ressurreição, dando então o inicio a “Era dos últimos tempos”. Esse período de vinda do messias prometido, já era vislumbrado pelo crente do velho testamento, uma vez mais que ele aguardava um redentor que redimisse seu povo e também para ser a luz dos gentios.

O Apóstolo Pedro, em sua carta no capítulo  1, versículos 10 – 11, nos dá a clara ideia de como o crente do Velho testamento contemplava num horizonte escatológico a vinda do messias:


10 Desta salvação inquiriram e indagaram muito os profetas que profetizaram acerca da graça que devia vir a vós,
 11 indagando quando e que tempo era esse que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao testificar anteriormente os sofrimentos que haviam de vir a Cristo, e as glórias que os seguiriam.
(1 Pedro 1:10-11)

Pode-se dizer então que com a vinda de Cristo inicia-se o período Escatológico vislumbrado pelo crente veterotestamentário e começa aí a Escatologia Inaugurada que marca o inicio de uma série de acontecimentos também vislumbrados pelo crente no Antigo Testamento.

Tratarei de maneira mais aprofundada sobre esses acontecimentos e sobre a “escatologia futura”  em meus próximos textos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário