sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Conhecendo o verdadeiro caráter de Deus.


Que em nome de Cristo Jesus Pai, se for da tua boa vontade, por favor, abra os olhos do nosso coração e da nossa mente, para vermos a beleza do Teu filho. Tira toda ingratidão de nossos corações perante a Cruz, mas que tudo, seja feito conforme tua Soberana vontade, e para tua glória, e tua honra. Desampara-nos se assim for do Teu agrado. Mas como servo inútil que sou, peço por favor, tenha misericórdia de nós. Pois a Tua misericórdia é nossa única esperança. Amém.


Conhecê-LO.

Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. 
(Jeremias 9:23-24) – (ACRF)*

O conhecermos. Essa é a grande questão, O conhecermos. Porém, devemos conhecê-LO como ELE realmente é, e não, em nossas imaginações, pensando como Ele deve ser. E é para isso que temos as Sagradas Escrituras, inspiradas pelo Espírito Santo, pois é Ele quem conhece as profundidades do Pai.

Conhecê-LO é o maior privilégio que qualquer homem pode obter, neste, ou em qualquer mundo e existência. Conhecê-LO muda tudo, toda nossa visão, motivações, muda nossa vida por inteiro. Porém, como eu já disse antes, conhecê-LO como ELE realmente é!
Para vermos como isso é vital, conhecê-LO é o propósito da vida eterna, eternamente, estaremos O conhecendo face a face.

Muitos se perguntam como mártires podiam morrer louvando a Deus, como Paulo poderia falar para alegrarmo-nos sempre no Senhor, em qualquer circunstância da vida, como?
E a resposta é simples e rápida: O conhecendo. Quando realmente O vemos, como ELE realmente é, nada continua do mesmo jeito! Quando vemos a verdade absoluta – Cristo é a própria verdade – nossos corações mudam completamente, e você irá exclamar como Isaías, Ai de mim!

Primeiramente, tudo que você vive, tudo que as pessoas vivem, tudo que acontece, está relacionado ao caráter verdadeiro de Deus. Um caráter Santo, Justo, Amoroso, e acima de tudo, um caráter Soberano. Você irá degustar da misericórdia e Soberania dEle quando você ver a verdade. E onde está a verdade? Em seu perfeito caráter, lá está toda e qualquer verdade veraz.

Você apenas veio a conhecê-LO pela Sua infinita misericórdia, pois foi Ele quem o trouxe a Ele. (João 6:44)
E você apenas verá o tamanho crucial de tal misericórdia, quando você conhecê-LO verdadeiramente, quem Ele realmente é, para ter tido misericórdia de você, pobre pecador, e para ver a sua pequenez, você terá de ver quem realmente você é. Vejamos, tudo é uma questão de conhecimento. Nós perecemos por falta de conhecimento, como está escrito. Seu próprio povo, perece, por falta de conhecimento. Conhecimento este, do único e verdadeiro Deus.

Agora, atentemo-nos em uma exposição mais concentrada no versículo em si de Jeremias.
Se analisarmos, Jeremias estava falando tudo aquilo para uma nação idólatra, um povo a beira da condenação, sem esperança.
Ele proferiu aquelas palavras para um povo cego, de dura cerviz, e Deus estava falando: Nada que vocês têm, nenhuma riqueza, sabedoria humana (pois a verdadeira sabedoria é temê-LO, e isso é proveniente de conhecê-LO) nenhuma força, nada vale, comparado a conhecê-LO.

E como Deus se revela nessa parte das Escrituras?
É assim que O conhecemos, vendo como Ele mesmo se revela em Suas Palavras.
Ele mostra como Ele mesmo procede e age em relação a tudo, e no que e como Ele se agrada do que faz (vs 24).
Como Ele mesmo fala, eu sou o SENHOR, absoluto, Soberano, que tem absolutamente tudo sob controle na palma de Suas mãos. Nós O conhecemos como SENHOR de tudo? Não digo agora apenas de todas as áreas de nosso coração, e sim de toda existência, parecendo ou não, Ele continua sendo o SENHOR de toda existência. Um Deus Soberano sobre absolutamente tudo, e que nada sai fora de Seu controle.

Ele faz beneficência sobre toda terra. Ele é misericordioso. E como conhecemos isso, ou lidamos com? Somos provas vivas dessa misericórdia. Seríamos contradições ambulantes se não percebêssemos a misericórdia em nós, mesmo estudando-a. Não apenas a lemos, ou a estudamos. Nós a vivemos, e passamos a conhecê-la, dia após dia.
Tudo, absolutamente tudo, que vem do Senhor até nós, é a mais infinita misericórdia, pois conhecendo como Ele é, quem somos nós, vermes minúsculos, para que Ele sequer ouça-nos?

Mas Ele também faz justiça e juízo sobre a terra. Muitos, por não conhecerem a Deus como Ele é, espantam-se e negam o fato de Deus condenar as pessoas para maldição eterna. Colocam em Deus um amor que não existe, um amor carnal, aquele amor injusto, que mesmo a pessoa morrendo em delitos, irá desfrutar dos prazeres eternos no próprio Deus.

Atentemo-nos, nós não temos um ‘deus banana’. Nosso Deus é Soberano, e como está escrito, Ele se agrada nisto que faz. Ele se agrada em Sua justiça e juízo, Ele não faz nada imperfeito, mesmo que nós muitas das vezes não vejamos justiça, juízo ou bondade em suas obras, elas continuam sendo perfeitas, e todas com o mesmo propósito, Sua própria glória, e o bem daqueles que correm segundo Seu propósito. Tudo está conforme Seu eterno desígnio, desde antes da fundação do mundo.

Como Calvino diria, Conhecendo a Deus conhecemos a nós mesmos, e vice versa.

Primeiro, conheça o Pai, o Deus do terror sem Cristo.
Depois, conheço a si mesmo, o ser mais miserável de toda existência.
Logo após, corra para Cristo, sua única, e totalmente suficiente, esperança.
Depois veja quem fez toda obra no seu coração, e lhe mostrou todas estas coisas, o Espírito Santo.

Por você conhecê-LO como Soberano, você sabe que foi Ele quem te escolheu, sem mérito algum seu.

O Deus todo poderoso, Soberano e absoluto, sem Cristo, é a pior coisa em toda existência. Se você conhecer a si mesmo, você verá o quanto você merece a ira e o julgamento eterno sobre sua própria cabeça, e sabe que nada consegue fazer para mudar isso. Mas então, Deus nos revela Seu filho.. mas como um sacrifício poderia satisfazer toda ira e justiça, de um Deus eternamente santo, contra um pecador eternamente miserável? Apenas um sacrifício cujo qual o próprio Deus morre, no lugar de nós, pecadores miseráveis. 

E tudo, absolutamente tudo revelado a nós, toda nossa salvação, mudanças, são trazidas pelo Espírito Santo de Deus, com Sua perfeita e irresistível regeneração em nossos corações.
Se o Espírito não nos revelar, não saberemos. Se Ele não nos mostrar, não veremos. Se Ele não nos ensinar, não aprenderemos, o mérito é completa e totalmente DELE, apenas pela misericórdia DELE que estamos aqui, é a nossa vida, o nosso viver!

Na medida que vamos conhecendo a Deus, vemos que conhecê-LO é o motivo de toda e qualquer  glória, felicidade e contentamento.
Conhecê-LO é melhor do que ter uma família, uma esposa, melhor do que sexo, melhor do que tudo. Conhecê-LO completamente, em sua perfeita Trindade.

Muitos de nós falamos ‘Deus é bom!’ quando nos dá algo material, ou até espiritual. Conhecê-LO é nosso maior privilégio, é nossa porção, é nossa benção, nossa vida!
Vejamos bem, mesmo que Deus me dissesse apenas ‘não’ para todas as áreas materiais da minha vida, mesmo que Ele tirasse tudo que eu tenho nesta vida, sendo esposa, filhos, dinheiro, casa, saúde, e me desamparasse em todas as áreas da minha vida, eu continuaria sendo o tipo de ser mais privilegiado existente, se com tudo isso, ELE me levasse a conhecê-LO. Conhecê-LO é melhor do que a vida. O conhecemos pela graça e misericórdia, Seu filho é a própria graça e misericórdia, e conhecê-LO é melhor do que a vida. (Hc 3:17-19; Sl 63:3)
Vejamos o quanto somos ingratos. Somos fracos? Sim! Mas isso não diminui nossa ingratidão.
Tudo que eu falei até aqui, vocês irão entender com profundidade esta frase:
O Deus de terror, deu por vontade própria e gratuitamente, Seu único Filho, que é o próprio Deus, para morrer por NÓS!
Entendem? Não entendem? Que o Espírito Santo, se for de Sua boa vontade, faça-nos entender perfeitamente isto, pois disto depende nossas vidas, e é nossa única esperança.. e há esperança suficiente.
Tudo é permissão DELE, não se esqueçam.
Que Ele tenha piedade de todos nós. Amém.

*Versões bíblicas usadas:
Almeida Corrigida e Revisada Fiel como base;
Almeida Thompson Edição Contemporânea e Almeida Revista e Corrigida para comparações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário