terça-feira, 16 de abril de 2013

Deus tem o melhor pra você! Romanos 12:2






Eu já perdi a conta de quantas vezes já ouvi “Deus tem o melhor para você!”. Seja em cultos dominicais, em reuniões e festas cristãs, e, principalmente, quando alguém está passado por momentos de grande dificuldade.

É comum que quando passamos por momentos difíceis ou quando estamos em momentos decisivos de nossa vida decidamos compartilhar nossas dificuldades com outras pessoas; e, mais comum ainda, infelizmente, é que tais pessoas nos cerquem com positivismo e palavras otimistas que, muitas das vezes, terminam com o grande “chavão cristão”: Não se preocupe! Deus tem o melhor pra você! 

Realmente, consolarmos uns aos outros é perfeitamente Bíblico, pois a Bíblia nos diz que devemos “Chorar com os que choram” (Rm12: 15); mas, neste artigo, desejo ater-me à definição humanista que tem substituído o verdadeiro sentido de “O melhor de Deus” como consolo para o crente.

Para grande parte das pessoas o “melhor de Deus” é o não sofrer, ter uma vida financeira abastada e o sucesso profissional; para alguns outros é conseguir uma vida amorosa bem-sucedida, ou apenas um viver nesta terra carnalmente simples e feliz. Entretanto, tais definições estão tão longe da verdade quanto o céu está do inferno.

                Antes de analisarmos se de fato Deus tem o melhor para nós, precisamos saber o que de fato vem a ser o “melhor de Deus”; e, para explica-los, basear-me-ei na Carta de Paulo aos Romanos em seu capítulo 12, versículo 2, onde está escrito:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Romanos 12:2)


A Bíblia nos diz que a vontade de Deus é Boa, Agradável e Perfeita, logo o melhor de Deus não é nada mais nada menos do que a própria vontade de Deus! Afinal, o que pode ser melhor do que Sua vontade? A minha? A sua? De maneira nenhuma, caro irmão!

De fato, Deus nos reserva o melhor, mas o que realmente precisamos compreender é que o melhor de Deus é Sua santa vontade concretizada por meio de seus decretos eternos.  Quer seja algo que, mesmo momentaneamente, leve-nos à tristeza ou que faça-nos felizes, quer gostemos, quer não, quer aceitemos, quer não!

O propósito de Deus está fundamentado na soberania absoluta, ordenado pela sabedoria infinita, ratificado pela onipotência e cimentado pela imutabilidade. Todas as coisas operam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito (Romanos 8:28);  por conseguinte, quando Deus nos promete que tudo irá cooperar para nosso bem, Ele nos promete que levar-nos-á a conhecê-Lo, e que, gradativamente, seremos transformados à imagem e semelhança de Cristo, pois esta é a vontade de nosso Senhor para Seus eleitos.

Tudo o que Deus planejou acontecerá; toda boa dádiva, todo o dom perfeito, todo fenômeno, ainda que pareça mau à primeira vista, ou que nos cause dor, vêm daquele em quem não há mudança nem variação (Tiago 1:17), e nisso consiste o melhor de Deus para seus eleitos.

Não incorra no erro de pensar que Deus é obrigado a lhe dar alguma coisa, e muito menos seja enganado ao crer que você merece algo que não seja o fogo eterno do inferno! Da mesma maneira, não devemos basear exigências humanas em uma interpretação equivocada das escrituras, que tornam Deus um mero “gênio da lâmpada”.

Deus não nos promete sucesso financeiro, profissional, amoroso e nem mesmo uma vida tranquila e feliz, mas muito pelo contrário, pois a única vez que encontramos promessas dessa natureza nas escrituras elas procedem justamente da boca daquele que é dito “Pai da mentira”, durante a tentação de Jesus:


“E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” (Mateus 4:9)

Cristo nos promete que Sua vontade será cumprida em nossa vida, quer gostemos, quer não; quer entendamos, quer não. E, ao final de tudo, o seu melhor e mais Santo será nos dado para honra e Glória de Cristo.
Não desanime, pois se você estiver em Cristo, Deus tem o melhor para você! Sua Santa vontade – a saber, Cristo Jesus em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário