quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pode o Cristão consumir Bebida Alcoólica?





PERGUNTA:

Pode um Cristão consumir bebidas alcoólicas?     

[Ex. posso tomar uma cerveja enquanto como uma deliciosa Pizza?]

 RESPOSTA:

 Antes de irmos à resposta diretamente nas Escrituras, tomemos conhecimento do que diz nossa Confissão de Fé acerca do assunto:

I.                   A liberdade que Cristo, sob o Evangelho, comprou para os crentes consiste em serem eles libertos do delito do pecado, da ira condenatória de Deus, da maldição da lei moral e em serem livres do poder deste mundo. do cativeiro de Satanás, do domínio do pecado, do mal das aflições, do aguilhão da morte, da vitória da sepultura e da condenação eterna: como também em terem livre acesso a Deus, em lhe prestarem obediência, não movidos de um medo servil, mas de amor filial e espírito voluntário. Todos estes privilégios eram comuns também aos crentes debaixo da lei, mas sob o Evangelho, a liberdade dos cristãos está mais ampliada, achando-se eles isentos do jugo da lei cerimonial a que estava sujeita a Igreja Judaica, e tendo maior confiança de acesso ao trono da graça e mais abundantes comunicações do Espírito de Deus, do que os crentes debaixo da lei ordinariamente alcançavam.

[Tito 2:14; I Tess. 1: 10; Gal. 3:13; Rom. 8: 1; Gal. 1:4; At. 26:18; Rom. 6:14; I João 1:7; Sal. 119:71; Rom. 8:28; I Cor, 15:54-57; Rom. 5l: 1-2; Ef. 2:18 e 3:12; Heb. 10: 19; Rom. 8:14. 15; Gal. 6:6; I João 6:18; Gal. 3:9, 14, e 5: 1; At. 15: 10; Heb. 4:14, 16, e 10: 19-22; João 7:38-39; Rom. 5:5.]

Ante o exposto acima, cabe ressaltar que a igreja não pode proibir algo que não é proibido na Palavra de Deus, pois fazer isso é restringir a consciência do Homem por regras humanamente impostas, e isso é a essência do legalismo – tão amplamente criticado por Jesus nas escrituras.

Beber moderadamente é permitido na bíblia, mas embriagar-se é um pecado (Gal. 5:19-21). Nosso Senhor Jesus Cristo foi acusado de ser beberrão como nos mostra Mateus. 11:9, o que consequentemente nos sugere que de fato Ele  consumia bebidas alcoólicas, portanto partindo do pressuposto inegociável de que Cristo não pecou, é lógico afirmar que ele nunca se embriagou.

Sendo Deus Senhor da consciência, a igreja não pode declarar que algo é pecado se o próprio Deus não declarou. Amado irmão em Cristo, entenda que os cristãos jamais devem beber imoderadamente (Filipenses 4:5), mas lhes é permitido beber com moderação. Não são, pois, a temperança e o domínio próprio frutos da Obra regeneradora do Espírito Santo?

Cabe ressaltar que a questão é de estrito foro intimo do crente que pode decidir fazer uso de sua liberdade ou não.

        Cumpre ressaltar, que minha recomendação como cristão é de que aqueles que sentem frágeis, intolerantes, suscetíveis ao abuso do álcool ou possuam graves casos de alcoolismo na família devem manter-se abstêmios para que não violem o principio de sobriedade estabelecido por nosso Senhor
.
          Por fim, cabe ressaltar que tudo quanto fizermos deve ser feito para Glória de Deus, e portanto  o Cristão deve ponderar se aquilo que pratica está de alguma maneira contribuindo para exaltação de Cristo – morto e ressurreto.

Termino essa pequena explanação com um trecho da Palavra inspirada, concedida a Paulo, por nosso Senhor, em sua carta para o povo de Corinto:

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. [1Coríntios 10:31]



Que o Espírito Santo nos conceda moderação para usufruirmos das liberdades dadas por Cristo aos seus eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário