quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Perfil - Os Reformadores - John Wycliffe – (1320 -1384) ( Parte I)




 

 

Primeiros Anos


            Nosso primeiro personagem nasceu  onde hoje  se encontra a cidadela de Hipswell  ( Yorkshire) e se  formou na faculdade Balliol de Oxford. Nós não sabemos quando foi ordenado sacerdote, porém o que se sabe é que já em 1361 peticionada à Corte Romana um canonicato e que isso foi concedido a igreja colegiada de Westbury-on-Trim.  Após terminar seus estudos em Oxford Wycliffe desempenhou de maneira impecável a função de professor de filosofia da mesma universidade. Ali adquiriu grande fama por sua habilidade sutileza nos debates acadêmicos, por consequência suas aulas eram uma das mais concorridas de toda  universidade.
            Em 1372 obteve  o   título de Doutor em Teologia e apenas dois anos mais tarde a Coroa  o apresentou como candidato a reitoria  de Lutherworth, cargo que obteve e conservou até sua morte. Wycliffe estava naquele tempo em sua plena maturidade, mas seu  labor reformador tomaria  forma apenas nos últimos dez anos de sua vida.



 Tradução livre feita por Allan Anthony da obra de Ricarno Cerni " Historia Del Protestantismo"- El estandarte de la verdad"

Nenhum comentário:

Postar um comentário