domingo, 18 de novembro de 2012

Perfil - Os Reformadores - John Wycliffe – (1320 -1384) ( Parte III)







           Tanto em seu “De Civili Domino” como no trabalho intitulado “ Determinatio Quaedam de Dominio”, Wycliffe explica que a igreja não deve se ocupar dos bens temporais e dessa maneira, como não poderia ser diferente, a nobreza inglesa deu excelente  acolhida a esse ensinamento, enquanto o clero privilegiado dava mostras crescentes de hostilidade. 

            Até aqui não havia um ataque direto ao sistema doutrinário da igreja romana, contudo, em 1377 o Arcebispo de Sudbury ordenou que Wycliffe se apresentasse diante do bispo de Londres para prestar esclarecimentos. O reformador se apresentou juntamente com seu protetor o Duque de Lancaster, Lord Percy, Marechal da Inglaterra, e quatro doutores, antes mesmo que Wycliffe abrisse a boca uma terrível discussão  foi iniciada entre seus protetores e o bispo Courtenay  fazendo com que a reunião terminasse de forma tumultuada antes mesmo de começar. 

            Em Maio do mesmo ano, o papa Gregório XI expediu para as altas instancias  da hierarquia inglesa, uma  bula que condenava 18 conclusões do tratado “ De Civili Dominio”. Segundo as determinações dessa bula a universidade de Oxford deveria enviar urgentemente Wycliffe  perante os dois grande prelados, Sudbury e Courtnay, que depois de examinar a veracidade das  acusações deveriam informar Roma. 

            Na verdade tudo era uma grande cilada para que Wycliffe terminasse preso, porém, nada disso aconteceu devido a inúmeras circunstancias: O Rei morreu no final de junho, os bispos demoraram para reagir e por fim, a universidade se negou a reconhecer o direito do Papa de ordenar a prisão de Wycliffe dentro da Inglaterra. 

Tradução livre feita por Allan Anthony da obra de Ricarno Cerni " Historia Del Protestantismo"- El estandarte de la verdad" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário